Equação complicada

Inflação, emprego e renda

“Não há meio mais seguro e mais sutil de subverter a base da sociedade do que corromper sua moeda – processo que empenha todas as forças ocultas da economia na sua destruição, de modo tal que só uma pessoa em cada milhão consegue diagnosticar.”

John Maynard Keynes

O campo de ação da economia é muito amplo, de tal forma que uma análise da conjuntura pode considerar diversos fatores. Três deles, no entanto, devem estar presentes em qualquer análise tida como consistente e ganham especial relevância no atual contexto caracterizado por acentuada volatilidade: inflação, emprego e renda.

A partir do momento em que a inflação anual afastou-se do centro da meta, a preocupação com ela voltou a ocupar as manchetes e, por razões mais do que compreensíveis, a cabeça dos agentes econômicos.

Cheguei a ler manchetes e ouvir comentários alertando para a extrema gravidade da situação. Sem deixar de reconhecer que o quadro é preocupante, acredito que considerá-lo de extrema gravidade constitui certo exagero, o que fica evidente numa perspectiva temporal um pouco mais longa (natural para quem já está na segunda metade dos 60).

  1. Um pouco de história

Depois de ser um dos países com melhor desempenho entre 1870 e 1986[1], o Brasil, assim como quase toda a América Latina, passou por um período complicado que se tornou conhecido como “década perdida”. Nesse período, refletido na tabela 1, apenas três países da região tiveram desempenho positivo: República Dominicana, Chile e Colômbia. 

Tabela 1 – Década perdida[2]

Fonte: WEFFORT, Francisco. Qual Democracia? (Cia das Letras, pág. 67)

Na maioria desses países prevaleceu durante a década de 1980 a perversa combinação: estagnação prolongada, inflação elevada e pressão das dívidas (ora interna, ora externa). Em quase todos, além das dificuldades econômicas verificava-se, até determinada parte da década, a existência de regimes políticos autoritários[3].

Muitos dos candidatos à presidência desses países – eleitos na segunda metade da década de 1980 – haviam, em suas respectivas campanhas, se comprometido a promover a estabilidade monetária como pré-condição para a retomada do crescimento econômico.

Efetivamente, no início da década de 1990, esses países haviam atingido o objetivo proposto. A única exceção era o Brasil, como se vê no gráfico 1. 

Gráfico 1 4]

Em 1993, o ano que antecede a adoção do Plano Real, a situação foi ainda pior, com a inflação atingindo 2.567%, enquanto a média dos países da América Latina foi de 22% (gráfico 2).

Gráfico 2 – A inflação na América Latina em 1993

Num artigo de 1992 do Prof. Eduardo Giannetti da Fonseca, há um parágrafo que retrata bem o que era viver num país com taxas de inflação como essas: “A convivência com a inflação é uma escola de oportunismo, imediatismo e corrupção. A ausência de moeda estável encurta os horizontes do processo decisório, torna os ganhos e perdas aleatórios, acirra os conflitos pseudodistributivos, premia o aproveitador, desestimula a atividade produtiva, promove o individualismo selvagem, inviabiliza o cálculo econômico racional e torna os orçamentos do setor público peças de ficção contábil”. 

Em 1995, palestrando num congresso internacional de criatividade na África do Sul, ousei afirmar que, a exemplo dos sul-africanos, os brasileiros também haviam passado por um prolongado apartheid[5]. Diante da surpresa de alguns participantes, exibi o quadro que se segue.

Quadro 1 –     Inflação acumulada de janeiro de 1980 a junho de 1995

A inflação acumulada nesse período foi de 8.071.420.072.698%, chamada por José Serra de superinflação.

Um dos sul-africanos presentes à palestra, que havia estranhado a comparação com o apartheid, procurou-me ao fim da minha apresentação dizendo: “Acho que o apartheid de vocês foi pior do que o nosso”. Obviamente, ele era branco.

Diante desse descalabro, alinho-me àqueles que consideram o Plano Real o grande divisor de águas da economia brasileira. A conquista da estabilidade monetária pôs fim a um perverso ciclo de planos de estabilização fracassados que foram responsáveis pela nossa permanência em prolongado atoleiro. Adotados com o objetivo de acabar com a inflação crônica e elevada vigente na década de 1980 e início da de 1990, tais planos agravaram as tradicionais consequências negativas da inflação – corrosão do valor da moeda, elevação dos preços, perda aquisitiva dos salários – adicionando a elas a instabilidade jurídica decorrente da ruptura de contratos juridicamente perfeitos, a instabilidade financeira decorrente da troca frequente da moeda e das ilusões de rentabilidade, e a ampliação do campo para a corrupção generalizada graças, entre outras coisas, à manipulação dos orçamentos públicos e privados.

  1. Situação atual

Fiz questão de apresentar os dados – e, principalmente – as imagens da inflação verificada no Brasil no início da década de 1990 para deixar claro que a situação atual, mesmo que preocupante, é muito diferente, razão pela qual me oponho aos que afirmam que vivemos num quadro inflacionário extremamente grave.

Tal diferença fica evidente ao observarmos o gráfico 3, que revela que nos últimos dez anos, apenas em dois deles, 2015 e 2021, a inflação anual foi superior a 10%.

Gráfico 3 – A inflação nos últimos 10 anos: IPCA 2011-2021

Parece-me claro, também, que não estamos vivendo num clima de jogatina generalizada que costuma ocorrer em períodos de inflação crônica e de hiperinflação, como bem observou Lionel Robbins, professor da London School of Economics e um dos grandes economistas do século XX: “A honestidade pública e privada tendem a se deteriorar na atmosfera de cassino engendrada pela inflação alta. A inflação, tal qual nós a conhecemos, através da história, corrompe e distorce toda a base da sociedade. Eu não afirmo que o mundo chegará ao seu fim se nós degenerarmos até a posição da América Latina. Mas o que digo é que uma inflação da ordem de grandeza que estamos presenciando (15% ao ano) gradualmente acarreta uma mudança radical de atitude – uma mudança geral e deplorável de atitude em toda a sociedade”.

Porém, considerando que: (i) não conseguimos eliminar por completo alguns resquícios de cultura inflacionária; (ii) já nos deparamos aqui e acolá com notícias dando conta de reivindicações de aumentos de salários e/ou de preços em setores isolados; (iii) tudo indica que continuaremos em 2022 com uma inflação anual superior à meta fixada pelo Banco Central; (iv) estamos em ano eleitoral, nos quais interesses eleitoreiros costumam levar a gastos públicos superiores aos recomendáveis; e (v) assistimos a um crescente desmanche de avanços recentes das instituições anticorrupção,  achei por bem lembrar a perigosa relação entre inflação e corrupção, a fim de conscientizar a todos sobre a necessidade de cortarmos o mal pela raiz, fazendo todos os esforços para que a inflação não se alastre e suba de patamar, ameaçando as conquistas decorrentes da estabilização monetária que nos colocaram, depois de muitos anos de inflação crônica e elevada, num novo padrão de convivência civilizada, sem os riscos que a falta de um padrão monetário estável significam para a corrosão do acordo moral de que dependem tanto a manutenção da ordem democrática como o funcionamento do mercado.

Antes de passar para rápidas considerações sobre emprego e renda, vale registrar que a elevação do nível geral de preços não se constitui num fenômeno exclusivamente brasileiro ou sul-americano, estendendo-se também a outras regiões (gráfico 4).

Gráfico 4 – Inflação acumulada em 12 meses até março de 2022 – Em %

Como se observa no gráfico 4, a inflação anual do Brasil não é muito diferente da registrada em países como Espanha, Chile e Estados Unidos, ficando abaixo da registrada na Rússia e bem abaixo da registrada na Turquia. Também são muito preocupantes as situações da Argentina, cuja inflação beira os 60%, e da Venezuela, onde, oficialmente, está acima de 280%.

  1. Emprego

 O nível de emprego medido pelo IBGE vem registrando seguidas reduções, chegando a 11,2% em fevereiro de 2022, índice muito próximo ao de 11,1% verificado em dezembro de 2019, antes, portanto, da pandemia da Covid-19.

Figura 1 – A recuperação do emprego

 

Lamentavelmente, essa recuperação está sendo acompanhada pelo fenômeno da precarização, representado pelo surgimento de oportunidades em setores que tradicionalmente oferecem baixos salários, e pelo alto grau de informalidade.

Embora o desemprego esteja em declínio, o número de trabalhadores desempregados ainda é muito alto como se vê na tabela 2.

Tabela 2 – Evolução do número de desempregados

 

Em milhões  
nov-dez-jan/21 14.744
dez-jan-fev/21 14.932
jan-fev-mar/21 15.257
fev-mar-abr/21 15.189
mar-abr-mai/21 15.225
abr-mai-jun/21 14.832
mai-jun-jul/21 14.407
jun-jul-ago/21 13.874
jul-ago-set/21 13.453
ago-set-out/21 12.906
set-out-nov/21 12.405
out-nov-dez/21 12.011
nov-dez-jan/22 12.048
dez-jan-fev/22 12.016
Fonte: IBGE

Vale observar que o emprego costuma ser um dos últimos setores a reagir às oscilações do crescimento econômico, tanto quando ele sobe como quando ele desce. Exemplo disso pode ser visto na figura 1. Na fase final do governo de Dilma Rousseff, quando já eram claros os sintomas de deterioração da economia, o nível de emprego permanecia elevado, sendo utilizado muitas vezes como argumento de integrantes de sua equipe econômica na tentativa de convencimento de que a situação estava sob controle.

Outra observação interessante é que existem setores da economia que estão bastante aquecidos, nos quais há verdadeira guerra entre as empresas na disputa por profissionais qualificados, notadamente nas áreas de tecnologia da informação (TI) e inteligência artificial (IA).

  1. Renda

Apesar da queda do desemprego, o rendimento real habitual caiu 3,6% frente ao trimestre anterior e 10,7% em relação a igual trimestre de 2020, para R$ 2.447 – o menor rendimento da série histórica do IBGE. A média anual foi de R$ 2.587, queda de 7% para 2020 (ou, menos R$ 195).

 

Ou seja, há mais pessoas trabalhando no País, mas com rendimentos cada vez menores e abaixo dos registrados antes mesmo da pandemia, em razão do aumento do número de brasileiros na informalidade, que atingiu o número recorde de 38,9 milhões.

Como bem observou o Prof. Roberto Macedo, “a inflação não é igual para todos, por tratar-se de um índice médio construído a partir de pesquisa de orçamentos familiares. A inflação sentida por cada um de nós pode ser maior ou menor do que aquela anunciada oficialmente. Por exemplo, o IPCA tem a participação do aluguel de imóvel. Se o leitor não paga aluguel, não será afetado pelo aumento dos aluguéis”.

Um aspecto que torna a equação ainda mais complicada é que são as camadas menos privilegiadas e com menor nível de instrução as que mais sofrem com a inflação, situação agravada pelo ambiente caracterizado pela precarização dos empregos e queda da renda real.

 

Referências bibliográficas e webgráficas 

FONSECA, Eduardo Giannetti da. Ética e inflação. Em O Estado de S. Paulo, 14 de julho de 1992, p. 2.

KEYNES, John M. As consequências econômicas da paz. Prefácio de Marcelo de Paiva Abreu; tradução de Sérgio Bath. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. (Clássicos IPRI; v. 3).

MACEDO, Roberto. Dicas para aliviar o efeito da inflação. Disponível em https://espacodemocratico.org.br/artigos/dicas-para-aliviar-o-efeito-da-inflacao/.

RICUPERO, Rubens. O Brasil e o dilema da globalização. São Paulo: Editora SENAC. Série Livre Pensar, 2001.

ROBBINS, Lionel. Against inflation (1979). Em FONSECA, Eduardo Giannetti da. Ética e inflação. Braudel Papers, n° 1. São Paulo: Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, 1993, p. 6.

WEFFORT, Francisco. Qual democracia? São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

[1] Um dos maiores especialistas em medição histórica do desenvolvimento econômico, Angus Maddison, publicou em 1987, o estudo World Economic Performance since 1870, no qual comparava dez das mais representativas economias do mundo, as cinco principais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE), isto é, do grupo das industrializadas (EUA, Alemanha, Japão, França e Reino Unido) e as cinco maiores de fora da OCDE (URSS, China, Índia, Brasil e México, que ainda não tinha ingressado na organização dos desenvolvidos). O período de medição era bastante dilatado para descontar variações conjunturais, episódicas ou temporárias, pois abarcava mais de um século, os 116 anos que se estendiam de 1870 (fim da Guerra do Paraguai) até 1986. A conclusão foi que o melhor desempenho tinha sido o brasileiro, com a média anual de 4,4% de crescimento; em termos per capita, o Japão ostentava o resultado mais alto, com 2,7%, mas o Brasil, não obstante a explosão demográfica daquela fase, vinha logo em segundo lugar, com 2,1% de expansão por ano. É bem provável que os resultados tivessem sido muito diferentes se fossem incluídos os treze anos pós-1987, que coincidem com a forte desaceleração brasileira e o espetacular crescimento da China.

 

[2]  O índice geral, elaborado pela CEPAL, inclui todos os países latino-americanos, não apenas os aqui listados. Não considera os dados de Cuba porque o conceito de produto social é diferente dos demais.

[3] Vale a pena, em respeito à verdade, registrar que sob a ótica política, a expressão década perdida é inapropriada, uma vez que dos países que entraram na década com governos autoritários, só o Peru tinha ainda um governo autoritário.

[4] A fonte dos gráficos 1 e 2 é a FGV.

 

[5] Apartheid foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948 pelo pastor protestante Daniel François Malan — então primeiro-ministro —, e adotado até 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional.