Criatividade e inovação

 

Leitura esclarecedora

 

“Quando as pessoas não separam as etapas de divergir

 e convergir, assassinam a criatividade e a inovação.”

Jo Yudess

 

A pouco mais de um ano atrás, neste mesmo espaço, publiquei um artigo-resenha sobre o livro Da criatividade à inovação, uma coletânea de ensaios de autores brasileiros de diferentes áreas de atuação, que não apenas contextualizam a criatividade e a inovação dentro de nossa realidade, mas também mostram como esses temas, em especial a criatividade, podem estar presentes em áreas distintas como a psicologia, a pedagogia, a administração – pública e privada –, as artes plásticas e o direito.

Volto ao tema agora, mesmo sabendo estar correndo o risco de ser repetitivo, para comentar uma grande sacada editorial da Pearson Education do Brasil. Trata-se da Academia Pearson, apresentada como “uma coleção de livros-texto pensada especificamente para o graduando brasileiro, que apresenta os mais importantes conteúdos curriculares no ensino superior de um jeito diferente: leve e atraente, porém fundamentado na mais rigorosa pesquisa bibliográfica; claro e didático, porém tão aprofundado quanto exige o debate universitário; sintonizado com as mais recentes tendências, mas sem deixar de lado os saberes tradicionais que resistiram à passagem do tempo”.

Escritos por equipes de especialistas contratados, que trabalham sob a coordenação técnica de um nome de expressão em cada área focalizada, os livros da Academia Pearson foram pensados para serem usados em sala de aula, em que cada capítulo representa uma aula completa sobre o assunto que aborda, podendo ser examinado em um ou mais dias, a critério do professor. Visando atender as recomendações indicadas à obtenção de maior eficiência da relação entre ensino e aprendizagem, os livros contêm os seguintes elementos didáticos: perguntas introdutórias; boxes de hipertexto; seção “Estudo de caso”; seção “Saiu na imprensa”; seção “Na academia”; e seção “Pontos importantes”.

Da coleção, já foram lançados títulos sobre administração de recursos humanos, gestão da qualidade, gestão ambiental, OS&M (organização, sistemas e métodos) e criatividade e inovação, objeto deste artigo.

O livro Criatividade e inovação é constituído de duas partes. A primeira, voltada à criatividade, tem dois capítulos: 1º) As quatro dimensões da criatividade; e 2º) Bloqueios e ativadores. Já a segunda parte, voltada à inovação, possui três capítulos: 3º) Tipos de inovação; 4º) Cultura de inovação; e 5º) Gestão da inovação e mudanças.

Além de identificar as principais linhas de pesquisa tanto sobre a criatividade como sobre a inovação, o livro tem o mérito de ser escrito de maneira muito clara, tornando sua leitura não apenas esclarecedora, mas também prazerosa e acessível.

Exemplo disso: embora muita gente faça confusão entre criatividade, invenção e inovação, chegando mesmo a acreditar que se tratem de uma única coisa, o quarto capítulo do livro apresenta uma visão bastante clara a respeito da diferença e da relação existente entre elas:

É bom lembrar, contudo, que criatividade não é o mesmo que inovação. Toda inovação nasce da criatividade, mas nem toda ideia criativa resulta numa inovação. Nesse sentido, a literatura especializada costuma fazer distinção entre invenção e inovação. Nas palavras de Antonio Carlos Teixeira Álvares e José Carlos Barbieri, ambos professores da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), “nem toda invenção se transforma em inovação, pois esta só se efetiva se for implementada e o mercado aceitá-la”.

Este é apenas um exemplo da clareza presente ao longo dos cinco capítulos do livro, razão pela qual recomendo vivamente sua leitura, quer para os já iniciados nos temas da criatividade e da inovação, quer para aqueles que ainda não tiveram a possibilidade de conhecê-los, compreendendo, assim, a importância dos mesmos num mundo marcado por extrema competitividade.