Os economistas mais influentes da atualidade

 “O que são as pessoas de carne e osso? Para os mais notórios economistas, números. Para os mais poderosos banqueiros, devedores. Para os mais influentes tecnocratas, incômodos. E para os mais exitosos políticos, votos.”

Eduardo Galeano

 Considerações preliminares

Acaba de ser divulgada pela Academic Influence[1] a relação dos 25 economistas que tiveram maior influência acadêmica na última década (2011-2020), com base numa série de critérios, entre os quais o volume de citações e presença na web em publicações de reconhecido prestígio.

Evidentemente, como ocorre com qualquer tentativa de elaborar uma lista dessa natureza, será impossível agradar a todos. Eu mesmo recebi inúmeras críticas e sugestões por incluir alguns nomes e omitir outros no livro Viagem pela economia, publicado em 2019. Como estava preparado para isso, aceitei de bom grado as críticas e sugestões, que poderão, eventualmente, ser consideradas numa futura edição.

Por essa razão, qualquer leitor pode questionar a presença – ou ausência – de algum nome na lista. Meu objetivo, ao sistematizar numa tabela informações básicas a respeito dos 25 economistas mais influentes da atualidade[2], não é de obter a plena concordância dos leitores. Afinal, não nos esqueçamos do ensinamento de Nelson Rodrigues de que “toda unanimidade é burra”.

Meu interesse é de provocar algumas reflexões a respeito do(s) motivo(s) que levam alguns(as) economistas a terem – ou não – influência acentuada num determinado período. Com suas descobertas inovadoras de estruturas teóricas ou novas metodologias, eles(as) não só contribuíram para o avanço do estudo ou da pesquisa econômica, mas também abriram janelas a serem seguidas por seus contemporâneos e futuros colegas.

Tabela 1 – Economistas mais influentes (2011-2020) 

Economista Universidade a que está vinculado(a) Áreas de pesquisa e/ou atuação
1 Paul Krugman Princeton Nova Geografia Econômica

Teoria do Comércio Internacional

2 Joseph Stiglitz Columbia Macroeconomia

Economia Pública

3 Thomas Piketty École de Hautes Études en Siences Sociales Desigualdade Econômica

Economia Pública

4 Esther Duflo MIT Economia Social

Economia do Desenvolvimento

5 Abhijit Banerjee MIT Economia Social

Economia do Desenvolvimento

6 Amartya Sen Harvard Economia do Bem-Estar

Teoria da Escolha Social

Economia do Desenvolvimento

7 Jeffrey Sachs Columbia Economia Política

Desenvolvimento Internacional

8 Gabriel Zucman UCLA, Berkeley Evasão Fiscal

Desigualdade de Renda

9 Robert Solow MIT Macroeconomia

Economia do Desenvolvimento

10 George Akerlof Georgetown Assimetria de Informação

Salários de Eficiência

11 Greg Mankiw Harvard Macroeconomia
12 Herman Daly Maryland Economia Ecológica
13 Daniel Kahneman Princeton Psicologia

Economia Comportamental

14 Ha-Joon Chang Cambridge Economia do Desenvolvimento
15 Richard Thaler Chicago Economia Comportamental

Finanças Comportamentais

Teoria do Nudge

16 Emmanuel Saez UCLA, Berkeley Economia Pública

História Econômica

17 James Heckman Chicago Microeconomia

Econometria

Economia da Educação

18 Michael Kremer Chicago Economia do Desenvolvimento

Economia da Saúde

19 Steve Keen University College of London Economia Comportamental

Finanças Comportamentais

Teoria do Nudge

20 Daron Acemoglu MIT Crescimento Econômico

Economia Política

Economia do Trabalho

21 Angus Deaton Princeton Microeconomia

Economia do Desenvolvimento

22 Mariana Mazzucato University College of London Economia da Inovação
23 James Robinson Chicago Economia do Desenvolvimento
24 Dani Rodrik Harvard Economia Internacional

Economia do Desenvolvimento

Economia Política

25 Samuel Bowles Universidade de Siena Teoria Econômica

Microeconomia

Economia Comportamental

Economia Social

Fonte: Academic Influence

Elaboração própria

 

Além dos 25 economistas incluídos na tabela, outros cinco mereceram menção honrosa:

  • William Esterly – Universidade de Nova York
  • Nancy Folbre – Universidade de Massachusetts, Amherst
  • Timor Kuran – Duke University
  • Julie Nelson – Universidade de Massachusetts, Boston
  • Nouriel Roubini – Universidade de Nova York

Algumas observações

Além dos nomes dos 25 economistas, fiz questão de mencionar na tabela a universidade a que cada um deles está vinculado, bem como suas principais áreas de pesquisa ou de atuação. Afinal, por se tratar de um ranking de influência acadêmica, ganha relevo especial a instituição acadêmica à qual cada economista está vinculado.

Nesse sentido, vale registrar que quatro estão vinculados ao MIT (EUA) ou Chicago (EUA); três a Princeton (EUA) ou Harvard (EUA); dois a Columbia (EUA) ou UCLA, Berkeley (EUA) ou University College of London (Inglaterra); com um economista vinculado aparecem École de Hautes Études en Sciences Sociales (França), Cambridge (Inglaterra), Siena (Itália) e Maryland (EUA).

Entre os 25 economistas, 12 foram laureados com o Prêmio Nobel: Paul Krugman (2008), Joseph Stiglitz (2001), Esther Duflo (2019), Abhijit Banerjee (2019), Robert Solow (1987), George Akerlof (2001), Amartya Sen (1998), Daniel Kahneman (2002), Richard Thaler (2017), James Heckman (2000), Michael Kremer (2019) e Angus Deaton (2015).

Já a Medalha John Bates Clark foi concedida a seis dos 25: Joseph Stiglitz (1979), James Heckman (1983), Paul Krugman (1991), Daron Acemoglu (2005), Emmanuel Saez (2009) e Esther Duflo (2010). Instituída em 1947, quando o laureado foi Paul Samuelson, a Medalha John Bates Clark é concedida pela American Economic Association para “aquele economista estadunidense[3] com idade inferior a 40 anos que fez uma contribuição significativa ao pensamento e conhecimento econômico[4]”.

Gostaria de observar, ainda, que alguns dos economistas, além de sua contribuição acadêmica, tiveram destaque ao colaborar com organismos multilaterais, entre os quais Joseph Stiglitz (Banco Mundial), Amartya Sen (Pnud) e Jeffrey Sachs (Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU).

Por fim, mas não menos importante, vale registrar que alguns dos maiores influenciadores devem essa condição ao extraordinário impacto de seus livros, como ocorreu, no passado, com os livros de John Kenneth Galbraith, um dos quais transformado em série de TV pela BBC com estrondoso sucesso. É o caso, especialmente, de Thomas Piketty Seu livro O capital no século XXI tornou-se best seller em diversos países. Joseph Stiglitz (Globalization and its discontents e El precio de la desigualdad), Abhijit Banerjee e Esther Duflo (Boa economia para tempos difíceis), Jeffrey Sachs (O fim da pobreza), Daniel Kahneman (Rápido e devagar), Amartya Sen (Desenvolvimento como liberdade) e Daron Acemoglu e James Robinson (Por que as nações fracassam) também podem ser mencionados por essa característica. Merece um destaque especial, neste particular, o enorme impacto exercido por Gregory Mankiw em razão do sucesso de seus livros-texto Introdução à economia, Princípios de microeconomia e Princípios de macroeconomia. Um número incalculável de jovens economistas recorreu aos livros de Mankiw em seus cursos de graduação em ciências econômicas, reproduzindo um fenômeno ocorrido em meu tempo de estudante com o livro Introdução à análise econômica, de Paul Samuelson e, de certa forma, no Brasil, com os livros Introdução à economia, de José Paschoal Rossetti e Princípios de economia monetária, de Eugênio Gudin.

 

Referências

ACEMOGLU, Daron; ROBINSON, James. Por que as nações fracassam: as origens do poder, da prosperidade e da pobreza. Tradução de Cristiana Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

AUSTIN, Sara L., EdD. Economistas mais influentes da atualidade. Disponível em https://academicinfluence.com/articles/people/most-influential-economists-today.

BANERJEE, Abhijit V.; DUFLO, Esther. Boa economia para tempos difíceis. Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra; revisão técnica de Norberto Montani Martins. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

GALBRAITH, John K. A era da incerteza. Tradução de F. R. Nickelsen Pellegrini. São Paulo: Pioneira, 1984.

GUDIN, Eugênio. Princípios de economia monetária (2 volumes). 9 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1974.

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Tradução de Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

MACHADO, Luiz Alberto. Viagem pela economia. São Paulo: Scriptum Editorial, 2019.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. Tradução de Allan Vidigal Hastings, Elisete Paes e Lima, Ez2 Translate; revisão técnica de Manuel José Nunes Pinto. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

_______________ Princípios de microeconomia. Tradução de Allan Vidigal Hastings e Elisete Paes e Lima; revisão técnica de Carlos Roberto Martins Passos e Manuel José Nunes Pinto. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

_______________ Princípios de macroeconomia. Tradução de Allan Vidigal Hastings e Elisete Paes e Lima; revisão técnica de Carlos Roberto Martins Passos e Manuel José Nunes Pinto. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Tradução de Monica Baumgarten de Bolle. São Paulo: Intrínseca, 2014.

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 18 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SACHS, Jeffrey. O fim da pobreza: como acabar com a miséria mundial nos próximos vinte anos. Prefácio de Bono; prefácio à edição brasileira de Rubens Ricupero. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SAMUELSON, Paul A. Introdução à análise econômica (2 volumes). Tradução de Luiz carlos do Nascimento Silva. 8 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1979.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta; revisão técnica de Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

STIGLITZ, Joseph. Globalization and its discontents. New York: W. W. Norton & Company, 1994.

_______________ El precio de la desigualdad: el 1% de la población tiene lo que el 99% necesita. Bogotá, Colombia: Taurus, 2012.

 

[1] A Academic Influence é constituída por uma equipe de acadêmicos e pesquisadores que trabalham para fornecer uma classificação objetiva, independente da influência de pessoas, escolas e outras instituições que militam no ensino superior. Para tanto, a Academic Influence desenvolveu uma tecnologia de classificação inovadora e imparcial (InfluenceRanking™), que emprega a inteligência artificial (IA) para medir o impacto do trabalho produzido pelos maiores influenciadores acadêmicos do mundo.

[2] Além dessa relação dos 25 economistas mais influentes de 2011 a 2020, é possível encontrar as listas dos economistas mais influentes do s últimos 20 anos, dos últimos 50 anos, dos últimos 100 anos e de todos os tempos.

[3] Embora tenha o rótulo de “economista estadunidense”, basta que o laureado trabalhe nos estados Unidos na época de sua nomeação, não sendo necessária a nacionalidade estadunidense.

[4] Concedida bianualmente até 2007, passou a ser concedida anualmente a partir de 2009.