Batuque Contemporâneo

 

A coreógrafa e bailarina carioca, Sueli Guerra, diretora da Cia da Ideia e o talentoso percussionista paulista, Guga Machado se unem para a criação do mais novo espetáculo da companhia,“Batuque Contemporâneo”.

Sueli Guerra, além de possuir extensa carreira como diretora de movi- mento e coreógrafa de sucessos como “Tim Maia, o musical” e a peça “Bata- lha de Arroz, um ringue pra dois”, entre diversos outros, dirige a Cia da Ideia, um espaço de criação e interação da dança com o teatro. Guga Machado, possui uma carreira marcada por turnês com artistas como Thiago Pethit, Filipe Catto e Tiago Abravanel, além de tocar com diversos músicos de São Paulo e do mundo, lançou seu primeiro CD solo “Mafagafo Jazz”, trabalho que inspira a Cia da Ideia neste processo de co-criação para a realização de “Batuque Contemporâneo”. Guga traz instrumentos como Hang Drum, Ka- limba, Mrdanga, Derbak, Djembê para a música popular, além de não economizar na expressão corporal ao tocá-los. A Cia da Ideia, ao lado de Guga Machado, mergulham ainda mais na pesquisa da relação entre corpo, dança e música. O resultado é um trabalho novo onde subirão aos palcos juntos, o músico e os bailarinos, interagindo, criando e se movimentando em har monia, transformando em expressivos movimentos corporais a pluralidade sonora, ao vivo no palco, resultando em uma apresentação harmônica e cativante do espetáculo “Batuque Contemporâneo”.

Para atingir o objetivo almejado, a Cia da Ideia e Guga Machado pro- põem desenvolver uma linguagem que abrace ambas expressões artísticas, fazendo assim esse “Batuque Contemporâneo” tomar corpo, a partir de técnicas como view points e improvisação. Com a união dessas linguagens, levantam algumas questões como a sensibilidade do corpo que dialoga com a sonoridade, partituras corporais-coreográficas que podem ser desenvolvi- das a partir de música e proporcionar um espetáculo onde a dramaturgia vai surgindo de encontros do corpo tocando e da música dançando. Duas linguagens que têm uma relação aparentemente óbvia, musica e dança, aqui tomam outro caráter, outro olhar, onde o músico também constrói a coreografia e os bailarinos dão ritmo às músicas.

                                                  Guga com Sueli Batuque

                                                                                 http://www.gugamachado.com.br/