Tal mãe, tal filha

O ano de 2025 ficará eternamente registrado na história do cinema brasileiro em razão da indicação do filme Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles, a três categorias do Oscar: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, enquanto Fernanda Torres foi indicada para Melhor Atriz. Na cerimônia realizada em Los Angeles no dia 3 de março, Ainda estou aqui acabou recebendo o prêmio de Melhor Filme Internacional. Pelo mesmo filme, Fernanda Torres ganhara, no dia 5 de janeiro, também em Los Angeles, o Globo de Ouro como Melhor Atriz em Filme de Drama. Antes disso, o filme havia sido aplaudido de pé por mais de 10 minutos ininterruptos ao ser exibido no Festival de Veneza no dia 1° de setembro de 2024.

Baseado no livro de mesmo nome publicado em 2015, de autoria de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens Paiva na vida real, o filme retrata um período de endurecimento da ditadura militar ocorrido no início da década de 1970. No Rio de Janeiro, a família Paiva − Rubens, Eunice e seus cinco filhos − vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice − cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas − se vê diante da necessidade de se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

Eunice Paiva, a protagonista do filme, é interpretada na maior parte do tempo por Fernanda Torres, em atuação impecável. Na parte final do filme, sua mãe, Fernanda Montenegro, interpreta os últimos anos de Eunice Paiva, já sofrendo de Alzheimer, também com magistral atuação.

Após atrair enorme público às salas de cinema do Brasil e do exterior,  fortalecendo sobremaneira o segmento cinema da nossa economia criativa, Ainda estou aqui pode ser visto na Globoplay.

Não é difícil, para quem gosta de cinema, do tema e do contexto histórico, Zuzu Angel, filme de 2006 em que a famosa estilista brasileira, interpretada por Patrícia Pillar, tenta saber do paradeiro de seu filho, também preso pelo regime militar.

Pouco depois do extraordinário sucesso de Ainda estou aqui, Fernanda Montenegro voltou a revelar seu incrível talento como protagonista do filme Vitória, dirigido por Andrucha Waddinton e Breno Silveira, sob roteiro de Paula Fiúza, lançado em março de 2025.

O filme conta a história de uma senhora solitária que, aflita com a violência que passa a tomar conta da sua vizinhança, começa a filmar da janela de seu apartamento. A idosa registra a movimentação de traficantes de drogas da região durante meses, com a intenção de cooperar com o trabalho da polícia. A atitude desperta a atenção de um jornalista, que faz amizade com ela e tenta ajudá-la nessa missão.

Baseado na história real de Joana da Paz, Vitória tem por cenário a Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde a personagem principal, Dona Nina, mora e denuncia um esquema de tráfico e corrupção policial.

A exemplo do que ocorre com Ainda estou aqui, não será difícil aos que assistiram ao filme Vitória, estabelecer um paralelo com Tropa de elite, filme de 2007, dirigido por José Padilha e que tem como protagonista o ator Wagner Moura, que também trata da corrupção policial.

Dois filmes que retratam graves problemas específicos de momentos diferentes da história recente do Brasil, ambos ocorridos no Rio de Janeiro. Em comum, a excepcional atuação das duas Fernandas, Torres e Montenegro, provando, como diz o dito popular, que “filha de peixe, peixinho é”.

 

Referências cinematográficas

Ainda estou aqui

Direção: Walter Salles

Roteiro: Murilo Hauser; Heitor Lorega

Elenco: Fernanda Torres, Selton Melo, Fernanda Montenegro, Valentina Herszage, Maria Manoella, Marjorie Estiano, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Dan Stulbach, Daniel Dantas, Guilherme Silveira, Antonio Saboia, Pri Helena, Gabriela Carneiro da Cunha, Cora Mora, Charles Fricks, Maeve Jinkings, Carla Ribas

Gênero: Drama

Duração: 2h17

 

Vitória

Direção: Andrucha Waddington; Breno Silveira

Roteiro: Paula Fiúza

Elenco: Fernanda Montenegro, Alan Rocha, Linn da Quebrada, Thawan Lucas, Jeniffer Dias, Thelmo Fernandes, Sacha Bali, Laila Garin, Silvio Guindane, Henrique Manoel Pinho

Gênero: Drama

Duração: 1h52

 

Zuzu Angel

Direção: Sergio Rezende

Elenco: Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Luana Piovani, Alexandre Borges, Lenadra Leal, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Paulo Betti, Caio Junqueira, Nelson Dantas, Aramis Trindade

Gênero: Drama biográfico

Duração: 1h44

 

Tropa de elite

Direção: José Padilha

Roteiro: José Padilha, Bráulio Mantovani e Rodrigo Pimentel

Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Sandro Rocha, Maria Ribeiro, André Di Mauro, Paulo Vilela, Fernanda de Freitas

Gênero: Drama policial

Duração: 1h55